Há tempos que eu não fazia umas cordas xucras, pra lida pesada mesmo!
Certo dia apareceu o Jean, com um buçal pra eu tirar o modelo e fazer um igual pra ele lidar com uma eguada xucra.
Do buçal que ele me trouxe adaptei algumas partes, para maior resistência e durabilidade.Uma das modificações foi na "cogotera", onde fiz a parte inferior com sovéu de 3 ramais com botões de maneia de 6 tentos nas duas pontas, fechando em uma guasca dobrada de couro grosso, ponteado com tentos de lonca de potro. Dessa forma não diminui a resistência na parte oposta a regulagem (direita) da peça, onde se abotoa o buçal.
A testeira foi de uma guasca de couro grosso e a regulagem com sovéu de 2 ramais bem grossos, prendendo na biqueira de couro dobrado e ponteado com lonca de potro em costura simples, com um corredor simples feito de um tento largo no acabamento da argola.
Outra preocupação que tive foi em não fazer emendas no cabresto, para evitar que se escape em algum tirão, e optei por um sovéu reforçado de 3 ramais, com uma presilha dobrada pequena e uma mais longa, com as pontas dobradas e trança de 3 sem pontas prendendo na argola. As presilhas seguem o padrão da "cogotera", presas pelos botões e sem nenhuma emenda.
O resultado ficou de primeira: Um buçal reforçado pronto pra aguentar qualquer bagual sentador, ou lidar diariamente na doma e lida pesada!
Abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário