Saludo!

Buenas viventes! Venho mostrar, com humildade, meu ofício de guasqueiro através dos meus trabalhos. Espero que seja do agrado de todos. Forte abraço, e que o Patrão Maior nos abençoe nessa jornada!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bainha para dueto (faca e chaira)

Buenas gauchada!
O amigo Fabio "do Lutas" me encomendou uma bainha pra uma faca daquelas de herança de família. O conjunto foi feito a partir de uma tesoura antiga de tosquia, que era do avô do Fabio, pelo velho Tio Nôi, cuteleiro bagual lá da nossa terra.  Recebi a raridade e me fui desenvolver o projeto.
Elaborei uma bainha com detalhes bem rústicos, como os tentos de lonca de potro, contrastando com o tom do couro em combinação com os cabos, feitos de canela de ovelha (estilo inconfundível do cuteleiro).


Ao principiar o trabalho, escolhi um couro de boa espessura, e trabalhei-o sovando a 4 caras.
No botão foi vazada a marca do galo e bordada ao redor com costura de escalera, com tentos mui finos (0,5mm)











Continuando no botão, o acabamento de borda foi em costura de "echeta", com tentos de 0,8mm.
O fechamento da bainha foi feito ao meio com a mescla de duas técnicas, escalera (2 tentos) e trança de um tento, esta com 6 passadas, também com tentos de 0,8mm.
A ponteira levou acabamento de corredores de uma volta, com dois aumentos de armação e tecido esterilla, tipo "bomba zurda", com tentos de 1mm.

Na espera o acabamento de borda escolhido foi a costura de crista, em espaços de 1,2mm de furação com tentos de 0,8mm, dando um aspecto bagual!

Por fim, o dueto ficou harmonioso com a bainha. Uma verdadeira jóia antiga!

Espero que o amigo aprecie o trabalho.
(Não esqueci, o regalo vai junto, hehe...)
Forte abraço a todos!


2 comentários:

  1. Bah loco....ficou simplismente demais teu trabalho...imaginava que ficara uma bainha de respeito, pelos exemplos que tem no teu blog....mas o teu trabalho me surpreendeu......ficou excelente!!!!! Parabens e obrigado por ter valorizado esse presente que me faz recordar de bons tempos que já se foram...grande abraço....Fábio Jacoby

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia teu blog, mas gostei muito do que vi. Parabéns pelos belos trabalhos!
    Quero te fazer um convite para entrares no Fórum Cutelaria Artesanal (www.cutelariaartesanal.com.br/forum) para dares uma olhada nas facas e bainhas do pessoal. Com certeza conheces algumas figuras que fazem parte dessa família. És nosso convidado!

    Abraçs,
    Israel Sell

    ResponderExcluir