Saludo!

Buenas viventes! Venho mostrar, com humildade, meu ofício de guasqueiro através dos meus trabalhos. Espero que seja do agrado de todos. Forte abraço, e que o Patrão Maior nos abençoe nessa jornada!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Guaiaca bordada de duas fivelas

Buenas gauchada!
Mais uma guaiaca que saiu do papel pra cintura de um vivente!
Certa feita, recebi um e-mail de um gaúcho, erradicado em São Bernardo do Campo, SP. Disse ele que tem saudade do nosso velho pago gaúcho (sei como é isso) e que gostou dos meus trabalhos, traziam algumas lembranças da terra dele... entre um charla e outra me mandou uma foto de uma guaiaca, e pediu que eu fizesse uma exatamente igual aquela.
O causo é que a guaiaca não era das minhas, mas eu sabia de quem era a baita.
De bate pronto conversei com o amigo (mestre guasqueiro e "platero") Raul Sartor Filho, que gentilmente cedeu os direitos pra eu executar o trabalho pro xirú lá em São Paulo.
No mais, ao receber a notícia, o galo ficou mais faceiro que égua com dois potrilhos, e eu, daqui, me boleei pro serviço, que a essa altura já era dobrado...

Para a guaiaca usei um couro cru de primeira que tava ali guardadito e esperando um serviço de fundamento. Sovei a quatro caras conforme manda o figurino, e ficou guapo, no mais!

A costura da borda escolhida foi a 8x2, com todos os retovos com uma lonca de cabrito buena que dá gosto, lá do seu Zé do Barbicacho, de Passo Fundo.
 Mudei alguns traços, conforme minha mão, e a patroa ainda arrematou as costuras, que ficaram bagualas e meio, hehe!
Resultado "especial de primeira", como diria o seu Zé Preto, capataz lá da estância do meu avô.
Agradeço por demais ao amigo Raul, por autorizar a execução do seu desenho.
Ao Claudimir, espero que gostes, galo véio, e continues cultivando a nossa tradição, aí longe do nosso Torrão Gaúcho!
Forte abraço e um ano novo mais que especial a todos.

Um comentário:

  1. mas tu ta te puxando em? parabénssssssssss, Feliz Ano Novo...bjus

    ResponderExcluir